terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Formal X Informal - parte 1

Olá a tod@s!
Conforme prometido, hoje vou falar um pouco sobre o conceito de formal (ou seja, convencional, relacionado a formalidades e à etiqueta) e informal (sem formalidades, casual).
Pra começar, esses são dois mundos completamente diferentes. Isso não quer dizer que quem tenha ou precise ter um estilo mais formal no seu dia a dia está proibido de ter peças informais no guardarroupa e vice versa. O segredo é saber balancear o uso dessas vestimentas de acordo com a ocasião.
Mas quem está incluído em cada uma dessas categorias?
No caso dos formais, imagine advogados, executivos, pessoas que trabalham no mercado financeiro, diplomatas, bancários, etc. Eles precisam de peças elegantes, sóbrias e têm que ser mais restritos na escolha de cores, por exemplo.
No caso dos informais, podemos citar profissionais do mundo da moda, designers, publicitários, profissionais da web, etc. Estes podem usar peças mais descoladas, esportivas, abusar um pouco mais de formas e cores, mas não podem esquecer que sua imagem também será a imagem da empresa.
E agora? Em qual desses dois estilos você se encaixa? Claro que dentro do conceito e formal e informal existem diversas variações de estilo. Mas vamos com calma! Uma coisa de cada vez!
Pensando primeiro nestes dois temas, você já será capaz de estabelecer o que deve ou não deve estar predominantemente entre suas roupas!
Até a próxima!
Cris


2 comentários:

Cris Pironi disse...

Eu gosto de um estilo não tão formal e não tão informal, tipo um meio termo.

Informal e casual então é o mesmo tipo de traje?

Bjsssss.

Cris Borges disse...

Sim Cris, podemos encaixar casual e informal como o mesmo tipo de traje. Há publicações que até mesmo usam o termo junto, "casual/ informal".
Quanto ao meio termo, essa mistura de formal e informal, ela é super possível e fica ótimo! Por exemplo, a combinação jeans skinny, uma camiseta bacana, um blazer estruturado, e nos pés um belo scarpin, fica perfeito!
Besos!