quinta-feira, 20 de maio de 2010

INVERNO - Tirando os casacos do armário

Pois, é! Acho que agora o inverno resolveu dar o ar de sua graça de vez, não é mesmo? E todo ano é sempre aquela mesma correria para resgatar as malhas, os casacos e os cobertores que ficaram meses enfurnados dentro do guardarroupa e que, novamente, adquiriram aquele cheiro de guardado que ninguém gosta!
É por isso que hoje nosso post dará algumas dicas para você lidar com essa situação e deixar suas peças prontinhas para sair do armário para a rua!
1 - Casacos ou calças de couro: O ideal é guardar esse tipo de roupa em capas de TNT (como essas vendidas pelo Coisinhas de Casa!). As capas plásticas não são as mais indicadas, pois não deixam o couro respirar. As peças devem ser expostas em local fresco e arejado a cada 30 dias. Não deixe a peça diretamente no sol, pois ela pode ficar manchada. Para dar uma limpada rápida em caso de manchas de mofo, passe um pano levemente úmido  nas manchas (levemente mesmo! Se passar pano molhado o couro mancha) e deixe arejando por pelo menos um dia inteiro. Caso as manchas não saiam, só um local especializado conseguirá salvar sua peça. Pendure seu casaco de couro em cabides de ombros largos, para evitar que deformem.
2 - Lã, malha e tricô: Há quem lave essas peças diretamente na máquina, na posição "delicado" e em saquinhos próprios para lavar roupa. Eu particularmente não gosto. Prefiro lavar as peças a mâo mesmo e, de um modo geral, esse processo é rápido, porque dificilmente elas tem manchas muito difíceis de serem tiradas. A não ser que sejam aquelas manchas amarelas de guardado. Aí, dificilmente você conseguirá eliminá-las. O ideal é lavar essas peças com sabão neutro líquido (o sabão em pó endurece as fibras do tecido) e na hora de tirar o excesso de água, envolva-as em uma toalha felpuda, como se estivesse fazendo um rocambole. Às vezes, quando são malhas mais finas, eu as enrolo na toalha e apenas centrifugo na máquina. Nunca pendure diretamente no varal, porque isso vai deformá-las. Deixe-as secar horizontalmente. Mas se você tem pouco espaço, envolva alguns cabides com toalhas de rosto, tire bem o excesso de água e pendure suas blusas nesses cabides. Na hora de guardar, fica a dica dos saquinhos, tanto de TNT, quanto os de plástico (tem gente que não gosta dos de plástico, mas eu guardo minhas blusas há anos neles e nada aconteceu!).
3 - Veludo: Veludo alemão só pode ser lavado a seco, portanto, nem tente lavá-lo em casa. Você pode perder uma bela peça! No caso do veludo cotelê, ele pode ser lavado à máquina, com sabão em pó comum. Mas cuidado com o excesso de sabão. Eu já manchei uma calça linda por causa disso! Não seque diretamente no sol. Verifique na etiqueta se a peça pode ir na secadora. O símbolo é um quadradinho sem desenho dentro. Caso esse quadrado tenha um risco horizontal, é porque a peça pode ser danificada pela secadora.
4 - Cobertores e edredons: Também devem ser guardados em capas, preferencialemente de TNT, para ventilação. Cuidado ao lavar esse tipo de peça na máquina. Alguns cobertores e edredons ficam muito pesados na lavagem e podem acabar quebrando sua máquina. Na dúvida, lave em uma lavanderia. Coloque-os a cada 3 meses em local fresco e arejado, para que as fibras respirem e você não sufoque com o cheiro de mofo na hora de usar.
Mesmo com todos esses cuidados, pode ainda acontecer da roupa ficar com algum cheiro e isso vai depender também da ventilação da sua casa, se bate sol ou não ou por quanto tempo a peça ficou guardada. Às vezes, você vai precisar lavar sua roupa duas vezes para remover completamente o cheiro. Para ajudar, deixe de tempos em tempos as portas dos armários abertas, principalmente em dias secos e quentes, para que as peças respirem. Existem também aqueles potes antimofo, que absorvem a umidade do local. Eu uso uma receita caseira de naftalina com cravo, que acaba com qualquer cheiro (e não fica com cheiro de naftalina também!).
Então, vamos lá! Mãos à obra agora, porque o inverno chegou!
Cris


Um comentário:

Fran disse...

Adorei o post!
Eu quase morro de tanta alergia quando retiro o edredom de dentro do armário.
Amo seu blog!

Conheça o meu: http://clube-belas-mulheres.blogspot.com/

Beijos.