segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os perigos do salto alto

Que sapato de salto alto é lindo, ninguém pode negar! A mulher fica muito mais bonita, mais elegante (claro, quando ela sabe andar de salto, né?). Mas essa elegância pode ficar em segundo plano quando a saúde o bem-estar são ameaçados.
O uso excessivo de salto pode causar calos, deformação nos ossos e nos nervos dos pés, e até provocar alguns acidentes, como torções, luxações e fraturas, principalmente quando a mulher não está muito habituada com o uso ou quando usa saltos altíssimos. Isso porque o equilíbrio do corpo fica prejudicado e seu peso é forçado para a região dos pés.
Porém, há algumas ficas que podem minimizar esses problemas:
1 - Antes de comprar um calçado, é importante medir a largura dos seus pés logo abaixo dos dedos. Se o sapato que você deseja comprar tiver a parte da frente 2cm mais estreito do que essa medida, isso pode causar deformidades.
2 - Principalmente se você tem que trabalhar de salto todos os dias, escolha saltos de, no máximo, 5cm. Quanto mais alto e fino, menor o equilíbrio. O ideal são saltos de até 3cm, porque distribuem melhor o peso do corpo e não distorcem tanto o formato dos pés.
3 - Sapatos com bicos muito finos podem causar joanetes ou calos. Use com moderação. Reserve-os para ocasiões especiais.
4 - Faça alongamento e exercícios que fortaleçam a musculatura das coxas e panturrilha. Isso sobrecarrega menos os joelhos.
5 - Tenha um sapato mais baixo para trocar no trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa.
Com essas dicas, agora é só você montar sua produção, lembrando que conforto e saúde também são importantes! Depois de um dia inteiro de salto, presenteiem seus pés com uma boa massagem, imersão em água quente ou qualquer outro estímulo que ajude a relaxar.
E lembrem-se: aprender a andar de salto é fundamental para quem gosta desse tipo de sapato. É muito deselegante (e um terror para a coluna!) andar com joelhos dobrados, tropeçando, marchando, só para dizer que está usando um salto. Estar confortável às vezes é a melhor pedida!
Ótima semana!

3 comentários:

Amanda Luna disse...

super interessante esse post, eu tive um problema na coluna e fui proibida pelo medico de usar salto alto, agora só uso de no maximo 7cm e que não seja muito fino!!!
beijão
www.sermulhereomaximo.com.br

Renata Miranda disse...

Eu tenho problemas nos joelhos e não posso abusar dos saltos, coisa que eu adooooro!!!! Então para andar na rua, eu uso rasteirinha, sapatilhas, etc, e aqui no escritório, uso os de salto e como passo a maior parte do tempo sentada, não prejudica tanto assim!!! Mas mesmo assim, não escolho os que me deixam na lua, busco um salto mais grossinho e que me dê apoio... Gostei do post, vlw pelas dicas... bjuuuusss

Pepper Bijux disse...

Adorei o convite por e-mail, e como gosto sempre ficar por dentro do que rola no mundo da moda vai ser ótimo para trocarmos idéias...

Seja minha seguidora também!!

http://pepperbijux.blogspot.com/

Twitter: @pepperbijux

Te espero lá!!!