quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo com muita etiqueta!!

Olá pessoal!
Feliz Ano Novo para vocês! Que 2011 seja repleto de paz, saúde, alegria e um pouquinho de dinheiro também, porque não faz mal para ninguém!
Já que ano novo é o momento de deixarmos velhos (maus) hábitos de lado (pelo menos é o que a gente tenta fazer!), nada melhor do que falarmos um pouquinho de educação. Mas não aquela educação escolar, e sim a educação que usamos no trato com as pessoas em nosso dia a dia, nos locais que frequentamos, etc.
Não estou dizendo aqui que devemos comer à francesa, mas um pouco de cortesia na convivência diária pode fazer nossa vida bem mais agradável! Eu sei que à vezes estamos estressados, sem paciência, afinal, todos temos problemas, mas não custa tentar! Também sei que às vezes as outras pessoas não são tão amáveis, mas não é por isso que vamos ficar azedos também, né? Então, vamos lá!
1 - No táxi: Assim que entrar, cumprimente o taxista e diga rapidamente seu destino, facilitando sua vida e ganhando tempo. Caso o taxista comece a enrolar para chegar no seu destino, não deixe de chamar sua atenção, mas nada de brigas, ok?!
2 - No carro: Seja cortês no trânsito. Dê passagem quando alguém estiver saindo de uma garagem ou de uma via secundária e lembre-se de agradecer quando fizerem o mesmo por você! Pare na faixa para que o pedestre atravesse. Dirija na faixa adequada, caso você esteja devagar. Lembre-se que muitos podem não dirigir tão bem quanto você!
3 - Em filas: JAMAIS corte uma fila! Todos que ali estão, estão esperando o mesmo que você. Seja gentil com gestantes, pessoas idosas e pessoas com crianças. A prioridade é sempre delas!
4 - Fazendo compras: Lmebre-se de cumprimentar o vendedor (eu às vezes esqueço!) e não sair já fazendo seu pedido. Não toque nas peças que outros clientes estejam olhando, a não ser que você se sinta à vontade para pedir para olhar. Não deixe roupas ou cabides espalhados pelo provador. Se você teve mãos para levar, tem mãos também para devolver!
5 - No salão de beleza: É muito bom ficar batendo papo com o cabeleireiro e a manicure, mas evite! Isso atrapalha o desempenho do profissional, que pode ficar distraído e acabar cometendo algum erro. Já iamginou sair do salão com dez bifes tirados ou com o cabelo rosa choque (a não ser que você tenha pedido essa cor!!! rs)?
6 - Se você fuma: Nada de ficar jogando fumaça na cara dos outros, ok? Caso você esteja de visita na casa de alguém, pergunte se ela se incomoda que você fume e procure sempre um lugar ao ar livre para fazer isso. Ninguém é obrigado a compartilhar desse seu (mau) hábito!
7 - Em locais fechados (cinemas, teatros, bares, etc): Evite ficar esbarrando nas pessoas sem necessidade e quando o fizer, peça sempre desculpas. Faça tudo que tiver que fazer antes de se sentar, para que não tenha que ficar levantando o tempo todo, atrapalhando a visão ou incomodando os outros. Para os apaixonados, evite ficar se agarrando nesses locais. Isso vale também para as filas. Não é todo mundo que se sente confortável vendo um casal cheio de amor para dar em público. Tem coisas que devem ficar restritas à vida privada!
8 - No elevador: Dê sempre passagem. Evite ficar na porta quando seu andar for um dos últimos.
Eu sei que muitos de vocês podem pensar que tudo o que está aqui é óbvio, mas às vezes nós nos esquecemos e não custa nada lembrar!
Um abraço!
Cris


Nenhum comentário: