terça-feira, 8 de novembro de 2016

O que é consumo consciente?

Um assunto muito abordado no mundo da moda já há um bom tempo é o consumo consciente. Mas o que é consumo consciente? É comprar menos? É saber se você precisa realmente do que vai comprar? É não comprar de marcas que usam trabalho escravo ou análogo ao escravo? É usar e capacitar mão de obra local? Creio que consumo consciente passa por todas essas questões e muitas outras.

Hoje vou comentar a respeito da palestra que assisti da Francesca Giobbi na última sexta, dia 04/11, no Fashion Meeting que aconteceu na Faculdade Belas Artes. A Francesca possui um projeto chamado Fashion for Better que visa a capacitação de artesãos locais para uso do seu trabalho em grandes marcas nacionais e internacionais, trabalhando com a valorização desse trabalho. A ideia desse projeto é que em um determinado momento, toda marca de luxo possua um selo Fashion for Better que certifique essa marca, de modo que todos possam saber a procedência do material do produto e como foi a mão de obra utilizada. Ou seja, esse selo seria meio que um GPS da produção.

Achei um projeto super bacana e gostaria muito que ele se expandisse para toda a produção de moda. Quem sabe isso poderia ajudar a diminuir esse tanto de notícias que vemos sobre produção escrava. Cada dia é uma marca diferente. Já ouvi falar da M. Offcer, Les Lis Blanc, C&A, Gregory, entre tantas outras, mas parece que nunca dá em nada.

Eu gostaria muito de saber a procedência exata do que eu uso para evitar comprar de marcas que fazem isso. Isso encareceria mais o produto? Talvez. Mas com esse controle viria também, acredito eu, maior controle de qualidade, que convenhamos, é uma coisa terrível hoje em dia! Péssimos acabamentos, tecidos horríveis e um preço muito caro pelo oferecido! Se fizermos uma roupa de qualidade, com mão de obra justa, com certeza isso nos levaria a comprar menos, porque a durabilidade da roupa seria muito maior! 

Mas enquanto isso tudo é sonho ou restrito a grandes marcas, vou continuar prestando mais atenção no que e no quanto compro. E você? O que faz para consumir conscientemente?

Nenhum comentário: